sábado, 25 de junho de 2011

CARNE LOUCA DESFIADA E ENSOPADA

Tem algumas semanas que eu estava desejando comer carne louca. Não sei bem o motivo, mas isso não saía da minha cabeça. Ou melhor, da minha língua. Nunca tinha feito essa iguaria da chamada baixa gastronomia. Mas me lembrava muito bem da receita dada pelo Alex Atala no seu extinto e maravilhoso programa Mesa para Dois no GNT. No meio do feriado achei um supermercado aberto (um lugar de gente feliz) e fui comprar os ingredientes. Acho que por causa da data não achei tudo que precisava para cozinhar a carne. É óbvio que não ia entregar os pontos! Me virei com o que tinha em casa e o resultado foi conferido para quem foi pro jantar de 40 anos do nosso amigo Adriano Sordilli. O fato de ter utilizado todo o delicioso molho do cozimento para preparar a vinagrette deixou tudo mais colorido e saboroso. Confiram!

CARNE LOUCA DESFIADA E ENSOPADA

CARNE
1kg de lagarto
2 cenouras médias
1 colher de sopa de sementes de coentro ou de mostarda
6 dentes de alho amassados
1 cubo de caldo de carne
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de óleo de gergelim
4 talos de cebolinha picados grosseiramente
1 colher de sobremesa de orégano
1 colher de sobremesa de alecrim
1 colher de café cheia de chilli em pó
½ pacote de molho de tomate tradicional
Pimenta do reino ao seu gosto

VINAGRETTE
1 cebola grande em cubos pequenos
½ pimentão verde em cubos pequenos
½ pimentão amarelo em cubos pequenos
2 tomates médios sem sementes em cubos pequenos
1/3 xícara de chá vinagre balsâmico
1/3 xícara de chá de vinagre de maçã
½ xícara de chá de azeite
2 colheres de sopa rasas de orégano
½ maço de salsinha picada (somente as folhas)
2 colheres de sopa de alcaparras bem picadas
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
                                                                                                                                                
Vamos começar com a carne. Na panela de pressão ponha todos os temperos, os óleos e as cenouras cortadas em rodelas grandes. Leve ao fogo e refogue bem. Corte o lagarto em grandes rodelas com 2cm de largura e ponha-o na panela de pressão. Mexa bem e adicione água até cobrir tudo. Tampe a panela e espere começar a chiar e conte 1h ou tempo suficiente para a carne ficar macia. Enquanto isso, pique todos os ingredientes da vinagrette, misture-os bem ainda sem os temperos e leve-os ao micro-ondas por 3min em potência alta. Tempere a vinagrette com os vinagres, azeite e demais temperos. Misture bem e leve-os para a geladeira para misturar e apurar os sabores. Quando a carne estiver pronta, deixe sair a completamente a pressão da panela, destampe-a e se o caldo tiver muito reduzido, quase um purê, acrescente mais um pouco de água e volte a panela ao fogo, agora sem tampar. Deixe ferver por mais 3min e retire tudo da panela. Separe as rodelas de cenoura (guarde-as para uma sopa ou faça um purê) da carne e do caldo. Desfie a carne ainda quente, usando uma faca serrilhada e um garfo. Junte a carne e molho com a vinagrette. Misture bem e prove os temperos, deve estar suavemente ácido e picante, e com sal na medida. Se precisar corrija o que for necessário. Leve tudo para a geladeira novamente por no mínimo 2h. Sirva com pão.

PS: pra quem nunca usou ou tem medo de usar panela de pressão é super fácil e sem riscos se vc observar o nível que os ingredientes e a água estão dentro dela. Nunca ultrapasse 2/3 da altura interna da panela com líquidos ou alimentos. Todas as panelas de pressão possuem duas válvulas de seguranças, a que tem o pino pesado que gira e ajudar a expelir parte do vapor e outra menor geralmente composta por um pino de borracha colorida. Se a pressão for além do ideal, a válvula de borracha será empurrada para cima e ajudará a aliviar a pressão. Sendo assim, basta vc ficar de olho nesta válvula durante os primeiros minutos que a panela começar a chiar (sinal que está pegando pressão). Se o pino da válvula de borracha não ameaçar levantar, está tudo okay. Se ele ameaçar subir, apague o fogo imediatamente, espere a pressão sair completamente, abra a panela e veja se o conteúdo não ultrapassa o limite de 2/3 do volume interno da panela, pois provavelmente estará. Reduza o conteúdo da panela, tampe-a e leve-a ao fogo novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário