quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TALHARIM NA MANTEIGA COM MANJERICÃO by Edna Rocha

Neste feriadão fomos convidados para um jantar bem informal na casa dos nossos queridos Celso e Edna. O que nada mais foi que uma deliciosa desculpa para usarmos o pavilhão gourmet que está recém-reformado. O prato a ser servido naquela noite superfria foi sua tradicional massa na manteiga com manjericão, que desta vez tive o prazer de acompanhar (e tentar ajudar) o preparo. Como toda boa matriarca, ela tem um bom repertório de pratos para os encontros familiares e este era o caso. E confesso, junto ao filet ao creme feito no forno (receita já postada aqui) esse é o meu prato favorito. Também deixo a dica: acredite! Excelentes pratos podem ser simples de serem feitos e levam poucos e bons ingredientes. Tim-tim!

TALHARIM NA MANTEIGA COM MANJERICÃO by Edna Rocha – 6 a 8 porções

MASSA
1 pacote de talharim de grano duro
1 tablete de manteiga c/ sal de boa qualidade (recomendamos o La Serenissima)
1 xícara de chá bem cheia de folhas de manjericão bem lavadas e secas
1 tablete de caldo de cogumelos (ou de legumes)
Queijo Parmesão ralado grosso
Água para cozinhar a massa

ACOMPANHAMENTOS (opcional)
Há várias formas de se servir este prato além da versão simples sem acompanhamentos (que já é deliciosa). Mas a Edna faz algumas versões bem interessantes e são elas:
   1- Mix de Legumes Refogados na Manteiga – (couve-flor e brócolis picado, cenoura em tiras, repolho e vagem)
   2- Bacon Frito e Crocante
   3- Tomate Seco Picado
   4- Bacon Frito e Tomate Seco Picado

Acenda o forno e o deixe em fogo baixo. Ponha bastante água em uma panela grande para cozinhar o macarrão e a leve para ferver. Enquanto isso, em uma frigideira grande ponha um pouco de manteiga e refogue os legumes separadamente. Os legumes devem ficar al dente (cozidos, mas ainda crocantes). Vá reservando os legumes já refogados em uma travessa que possa ir ao forno. Arrume cada leva de legumes já refogados ao lado do outro, deixando uma boa apresentação na travessa, que deve ser mantida no forno para que os legumes não esfriem. Se achar que o forno está muito quente, mesmo estando em fogo baixo, pode desligá-lo. O calor restante é suficiente para manter a comida aquecida até o final do preparo. Se você usar o bacon como acompanhamento, você pode tanto fritá-lo na frigideira sem adicionar óleo ou manteiga até ficar crocante. Ou usar o micro-ondas, pondo 2 folhas de papel toalha a cada camada de bacon que você fizer (a primeira e a última camada sempre devem ser de papel toalha), empilhe tudo e deixe em potência máxima por cerca de 12 a 13min (o tempo depende do seu micro. Então a partir dos 10min dê uma pausa e olhe o ponto do bacon a cada novo minuto). Ponha a massa para cozinhar pelo tempo que manda a embalagem, mas nos primeiro minutos vá mexendo para que a massa se assente bem dentro da panela. Certifique-se que a massa está cozida al dente (cozida por fora, mas levemente durinha por dentro, quando a mordemos). Então, será o momento de finalizarmos o prato. Pegue uma panela ou frigideira grande (pode ser a mesma que vc usou para refogar ou fritar o acompanhamento) ponha 4 colheres bem generosas de manteiga e deixe derreter. Junte o tablete de caldo desmanchando-o bem. Acrescente as folhas de manjericão, mexa e deixe refogando por 1min. Retire a massa rapidamente da panela e transfira para a frigideira sem se importar se toda a água foi escorrida (essa água cheia de amido, ajudará a dar consistência ao molho). Mexa bem para que a manteiga envolva toda a massa. Passe a massa para uma travessa e a polvilhe com bastante queijo parmesão (se quiser pode misturá-lo um pouco à massa). Se você estiver fazendo a versão com legumes, leve a travessa de massa junta com a de legumes para a mesa, antes que tudo esfrie. Assim, cada comensal pode se servir dos legumes que quiser junto à sua massa. Se você está fazendo a versão com bacon e/ou tomate seco, antes de polvilhar o queijo, misture esses ingredientes à massa bem quente.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SALSICHAS EMPANADAS À MODA AMERICANA (CORN DOGS)

Para completar as delícias do dia, resolvi publicar uma receita tradicional americana, só para quebrar um pouco a rotina de receitas mediterrâneas. Quem nunca viu nos filmes aquelas salsichas empanadas, de dar água na boca, nas festas e quermeses americanas? Pois é, pegue suas salsichas e vá em frente!

SALSICHAS EMPANADAS À MODA AMERICANA (CORN DOGS) – 16 porções

16 salsichas para cachorro-quente (já cozidas e frias)
16 espetinhos de bambu para churrasquinho (opcional – pode ser feito sem)
2 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento
1 ovo levemente batido
1 colher de sopa de óleo
1 ½ colher de sopa de água
Farinha de milho fina para polvilhar
Molho de tomate ou ketchup e mostarda (para acompanhar)
Óleo para fritar

Ponha o óleo para fritura para esquentar. Enquanto isso misture a farinha com ovo batido, a água e o óleo até virar um creme liso e sem grumos. Prepare as salsichas enfiando um espetinho em cada uma (caso for usá-los). Passe cada salsicha na farinha de milho e depois no creme. Escorra o excesso de creme e ponha uma de cada vez no óleo (principalmente se for fazer sem o espetinho). Deixe fritando por aproximadamente 1min ou até ficar dourado. Escorra as salsichas em papel toalha. Sirva-as ainda quentes acompanhadas de molho de tomate ou ketchup e mostarda.

ZABAIONE (ZABAGLIONE)

Hoje vamos de sobremesa e elegi uma que além de fácil é delicada e saborosa. Esta receita tradicional italiana vai com certeza surpreeder seus convidados. Primeiro por ser servida morna, segundo por seu teor alcóolico, perfeita para encerrar uma grande refeição.

ZABAIONE (ZABAGLIONE) - 4 porções

3 gemas de ovos (na média 1 gema/pessoa)
1/4 xícara de chá de açúcar
1 cálice de vinho marsala (pode improvisar com vinho do porto)
Suco de 1 limão (opcional)
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
Biscoitos, geleias ou frutas para acompanhar

Ponha uma panela com água no fogo para preparar o banho-maria. Junte o açúcar e as gemas em uma vasilha que possa ir ao banho-maria. Bata bem esses ingredientes (na batedeira ou a mão) até formar um creme claro e fofo. Acrescente o suco e os vinhos e continue batendo até incorporar. Quando a água ferver, abaixe o fogo e leve essa mistura ao banho-maria (a vasilha não pode encosta na água, deve ser aquecida somente com o vapor). Continue batendo até a mistura engrossar e aumentar de volume (aprox. 5 a 7 min). Você pode servir o zabaine em taças individuais com frutas picadas ou geleia no fundo, ou simplesmente acompanhado por biscoitos. O importante é servi-lo ainda morno.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA

Ainda dando um giro pelo mediterrâneo, tiro uma receita deliciosa e super prática do meu livrinho de receitas italianas. E sim, o nome deste prato vem de onde você pensa. Ou melhor, vem das mulheres que fazem a alegria de quem quer pagar por alguns momentos de prazer carnal. Por isso mesmo é uma receita tradicionalíssima e simples que elas faziam rapidamente entre um “atendimento” e outro. Então, viva às putas! Viva a Itália!

SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA – 2 porções

300g de spaghetti de grano duro
4 tomates grandes e maduros s/ pele (sou preguiçoso e uso o enlatado)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho esmagados
2 pimentas malaguetas pequena bem picadas
½ xícara de água
1 ½ litro de água (p/ cozinhar o macarrão)
12 azeitonas pretas s/ caroço picadas
8 anchovas salgadas tipo alicce (eu uso bem menos, pq acho muito forte)
2 colheres de chá de alcaparras picadas
1/3 xícara de chá de salsa picada
1 colher de sopa de manjericão picado
Queijo parmesão ralado grosso (para acompanhar)

Retire as sementes dos tomates sem pele e pique-os (se usar o enlatado não despreze o líquido). Ponha a água para o cozimento do macarrão para ferver. Em outra panela esquente o azeite e doure o alho com as pimentas. Junte os tomates e a água (ou o líquido da lata) e tampe a panela. Deixe ferver por 10min. Se secar, ponha mais um pouco de água. Cozinhe o macarrão até ele ficar al dente (molinho por fora e levemente duro por dentro). Para finalizar o molho acrescente as azeitonas, as anchovas, as alcaparras, a salsa e o manjericão, mexa e deixe ferver por mais 3 minutos em fogo baixo. Escorra o macarrão e misture-o ao molho. Sirva acompanhado de queijo parmesão (se vc gostar, é claro!).

PS: esta receita não leva sal, pois as anchovas, as azeitonas e as alcaparras já têm sal mais que o suficiente. Se vc gosta de massa com muito molho, recomendo usar 2 latas de tomates pelados, para a mesma quantidade de temperos e macarrão.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

NUGGETS DE FRANGO C/ MOLHO AGRIDOCE

Ainda na onda de faça o seu mesmo. Agora vamos atacar os nuggets de frango. Descolei uma receita bico de nuggets e com certeza sem aquela textura de borracha empanada dos fast foods tradicionais. Vamos voltar ao básico, comida feita em casa, pois vai ser tão saboroso quanto o da lanchonete e garanto mais nutritivo. Pegue seu franguinho e sua faca e mãos à obra!

NUGGETS DE FRANGO C/ MOLHO AGRIDOCE

NUGGETS
2 filets grandes de peito de frango s/ pele e osso.
½ xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de chá de corn flakes (sem açúcar) triturados (ponha em um saco plástico e passe o rolo de massa em cima até virar pó)
1 ovo levemente batido (para empanar)
Páprica picante, pimenta do reino e sal ao seu gosto

MOLHO AGRIDOCE
½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de suco de abacaxi
½ xícara de chá de vinagre branco
2 colheres de sopa de açúcar mascavo (o açúcar branco não dá o mesmo resultado, mas pode ser um paliativo)
Gotas de molho de pimenta
2 colheres de chá de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de água

Antes de qualquer coisa, ponha o forno para pré-aquecer a 180º. Corte os peitos de frango em cubos grandes de aproximadamente 3cm. Tempere-os com páprica, sal e pimenta do reino. Envolva-os na farinha de trigo, retire o excesso, batendo levemente em cada pedaço. Passe cada pedaço por vez no ovo batido e depois nos corn flakes para terminar de empaná-los. Leve os pedaços de frango à geladeira por 30mim. Enquanto isto faça o molho. Em uma panela, ponha os sucos, o vinagre, o molho de pimenta e o açúcar e leve para ferver, mexendo bem até o açúcar se dissolver. Em um copo misture bem o amido de milho e a água, sem formar grumos. Junte essa mistura à panela e mexa bem para não empelotar. Espere engrossar e deixe fervendo por mais 2 minutos e tire do fogo para esfriar. Forre uma ou duas assadeiras com papel alumínio e distribua os pedaços de frango e leve-as ao forno por 10 a 15min ou até ficarem douradas. Sirva-os ainda quentes acompanhados do molho.

PS: se vc tem pavor, agonia, nojo, ou qualquer outro sintoma freak só de pensar em picotar uns peitinhos de frango (rs), vc pode comprá-los já cortados. Procure pacotes congelados de "filezinhos de peito de frango", eles vêm limpinhos sem pele, sem gordura e cortados em tiras grossas, em embalagens de 1kg. São perfeitos para fazer yakissoba, tacos ou strogonoff de frango.

HAMBURGERS CASEIROS – GRÃO DE BICO / CASEIRO (BOVINO) / CARNE DE PORCO C/ GERGELIM

Ontem visitamos nosso amigo educador e flower designer Adriano Sordilli. E ele nos comentava as agruras de cozinhar para uma pessoa apenas. Aproveitou e nos declarou seus dois deliciosos vícios, as massas com molho pomodoro e os hamburgers. No caso dos hamburgers eles foram acompanhados de reclamações mil sobre o cheiro que eles deixam na casa, mesmo usando a melhor das coifas. Trocamos algumas ideias sobre alternativas para a fritura deles, mas no final das contas chegamos à conclusão de que o correto mesmo é prepararmos nossos próprios hamburgers, altos, deliciosos, nutritivos e com menos gordura embutida. Por isso, seguem algumas receitas de hamburgers com opções que vão do veggie até o tradicional. Espero que se divirtam e se livrem do maldito cheiro dos industrializados, que teimam em invadir toda a casa.

HAMBURGERS CASEIROS – GRÃO DE BICO / CASEIRO (BOVINO) / CARNE DE PORCO C/ GERGELIM – 4 porções


HAMBURGER VEGGIE DE GRÃO DE BICO, SHITAKE, ABOBRINHA E CENOURA
400g de grão de bico cozido e escorrido
1 cebola média picada
Salsa fresca picada (somente as folhas)
2 dentes de alho esmagados
½ abobrinha ralada grossa
½ cenoura média ralada grossa
½ xícara de chá de shitake picado grosseiramente
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
½ xícara de chá de farinha de rosca (para empanar)
Azeite para fritar

Bata no processador de alimentos ou no liquidificador o grão de bico com a cebola, a salsa e o alho até misturar todos os ingredientes. Junte a essa mistura o shitake, a abobrinha e a cenoura, tempere com sal e pimenta, e mexa bem. Divida em 4 partes, faça 4 bolas e achate-as, dando forma aos hamburgers. Passe os hamburguers na farinha de rosca, envolvendo todos os lados. Frite-os em uma frigideira com um pouco de azeite. Sirva no pão acompanhado de um creme de ricota temperado com aipo (salsão) picadinho, um pouco de mostarda dijon e cebolinha picadinha.

HAMBURGER CASEIRO (BOVINO)
650g de carne bovina moída
1 cebola média bem picadinha
1/3 de xícara de chá folhas de hortelã fresca bem picadinha
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de molho de tomate peneirado
½ xícara de chá de farinha de rosca
1 ovo batido levemente
Sal e pimenta do reino ao seu gosto

Misture todos os ingredientes com as mãos até dar liga e ficar uniforme. Divida em 4 partes, faça 4 bolas e as achate dando forma aos hamburgers, que devem ficar altos, com aproximadamente 1,5cm de espessura. Frite-os em uma frigideira ou chapa com um pouco de azeite. Sirva no pão coberto por 2 fatias de queijo cheddar + bacon e acompanhado de molho para churrasco (barbecue).

HAMBURGERS DE CARNE DE PORCO C/ GERGELIM
400g de carne de porco moída (compre bifes de pernil e mande moer)
200g de carne bovina moída
½ xícara de chá de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de gergelim
1/3 pimentão vermelho picado (sem sementes e membrana branca)
¼ de xícara de chá de coentro picado (somente as folhas)
2 colheres de molho de shoyu (molho de soja)
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de gengibre picado
Chutney de ameixa ou pêssego (opcional)
Óleo para fritar

Misture todos os ingredientes, exceto o chutney. Divida a massa em 4 bolas e achate-as dando forma aos hamburgers. Esquente bem uma frigideira com um pouco de óleo e frite os hamburgers. Sirva no pão com um pouco de chutney e acelga picadinha.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ÁGUA DE JAMAICA COM ROSAS

Há alguns meses descobri a delícia que é o chá de hibiscus, seu sabor (obviamente) é floral e tem um toque de frutas vermelhas e madeira. Sempre fiquei a pensar que maravilha seria criar um drink à base de hibiscus. Mas ainda não me empenhei devidamente ao assunto, até pq não sou um bebedor de fato. Mas ao folhear o livro sobre culinária do México, lá no finalzinho onde tem receitas assinadas por chefs mexicanos renomados, vejo uma receita interessantíssima. Então, segue a receita para vcs conferirem! Salud!

ÁGUA DE JAMAICA COM ROSAS

650ml de água mineral natural s/ gás
250ml de infusão de flor-da-jamaica seca (hibiscus vermelho seco)
50ml de infusão canela em pau, cravo-da-índia e anis-estelado
150ml de xarope de groselha ou pêssego (ou improvise com uma calda fina de açúcar)
Cubos de gelos
Pétalas de rosas vermelhas bem lavadas e secas (para decorar)

Prepare as infusões separadamente. Leve a água ao fogo até ferver. Então, ponha de 6 a 8 flores de hibiscus secas, misture bem, tampe e apague o fogo. Deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Coe e reserve. Para a infusão de especiarias leve a água para ferver e junte um pau pequeno de canela, 3 cravos e 1 anis estelado. Deixe ferver por 3 a 5 minutos, desligue o fogo e espere esfriar completamente. Quando todas as infusões estiverem frias, misture as em uma jarra com a água, o gelo e o xarope. Mexa bem até gelar. Sirva em pequenas quantidades como digestivo após as refeições, decorando cada copo com uma pétala de rosa.

PS: turbine seu drink! Não dilua as infusões e o xarope com a água e o gelo. Ponha uns 2 dedos dessa mistura em um copo alto cheio de gelo e complete com vodka. Pode não ser digestivo, mas vai virar um drink bem exótico e delicioso! rs

TORTILLAS DE TRIGO – BURRITOS

Depois de um setembro quase sabático em termos de posts com miseras 3 receitas postadas (tivemos um rodízio de visitas em casa durante todas as semanas de setembro. Sorry!) decidi tirar o atraso e prometo que este mês tudo voltará ao normal....rs. Para tanto, prometo publicar receitas superinteressantes de diversas culinárias ao redor do mundo (México, França, Oriente Médio, Itália, Espanha e Grécia). Então, arrumem as malas, peguem suas panelas e vamos viajar nos sabores!

TORTILLAS DE TRIGO – BURRITOS – 8 porções

RECEITA BÁSICA DE TORTILLAS DE TRIGO
200g de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de margarina
200ml de água morna

RECHEIO DOS BURRITOS - CARNE
1kg de filet mignon cortado em tiras
4 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 limão (suco)
2 chiles serrano picados + 2 chiles passilla picados (se vc não encontrar essas pimentas, as substituam por pimenta malagueta ou dedo de moça ao seu gosto)
2 colheres de café de cominho (odeio cominho, então não o uso! rs)
4 colheres de café de orégano
4 colheres de sopa de óleo de milho
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
Alface e coentro picados (para finalizar)

Vamos começar pelo recheio dos burritos, pois precisam marinar. Então, misture a carne, o alho, a cebola, o suco de limão, as pimentas, o cominho e o orégano e deixe descansar por 3h. Enquanto isso vamos fazer as tortillas. Em uma vasilha ponha a farinha, sal e manteiga. Misture bem com as mãos até obter uma farofa grossa. Adicione água morna até a massa ficar homogênea e elástica (mas ponha a água aos poucos, pois dependendo da farinha, ela pode pedir mais ou menos água até dar o ponto). Faça uma bola com a massa e a cubra com um pano úmido e deixe descansar por pelo menos 10min para o glúten relaxar e deixar a massa mais elástica e macia. Após esse tempo, corte a massa em 8 partes e faça pequenas bolas. Abra cada uma das massas polvilhando farinha em uma superfície lisa e limpa, formando um disco bem fino com cerca de 3mm de espessura. Após as 3h marinando, frite a carne com um pouco de óleo, em uma frigideira bem quente (divida a carne em duas partes, para facilitar o processo) e ao final acerte o sal e a pimenta. Mantenha a carne quente enquanto prepara as tortillas. Esquente bem um frigideira antiaderente (sem óleo) e asse as tortillas dourando bem os dois lados. Para fazer os burritos, segure a tortilla em uma mão como se fosse uma concha e ponha o recheio no meio. Finalize salpicando alface e coentro. Sirva ainda quente.

PS: Use as pimentas que gostar, achar ou tiver em mãos e na quantidade que vc tolera. Uma boa dica para uma receita menos picante usando pimentas frescas é sempre cortar a pimenta ao meio, retirar e descartar as sementes antes de picar e usar a pimenta.
PS2: receita original da série Sabores do Mundo – México – Ed. Abril.